Nascia, em Campinas – SP, precisamente no dia 17 de maio de 1870, o Gesangverein Concórdia, que significava Sociedade Alemã de Canto Concórdia, com o objetivo de cultivar o canto coral, promover jogos, teatro, danças e reuniões familiares. Era a consagração do sonho de um grupo de 16 jovens alemães que reunia, até então para joga boliche, beber cerveja e cantar alegres canções na taberna na Zu Den Drei Eichen (aos três Carvalhos), que existia na rua Major Sólon, nas proximidades de uma cervejaria.
A proposta foi aprovada e a ideia cresceu rapidamente. com o apoio da colônia alemã, significativa na cidade, naquela época, o Concórdia nascia baseado em seu famoso coral, que era sempre convidado para participar de importantes festividades, como as solenidades em homenagem ao imperador do Brasil, D Pedro II, quando visitou Campinas em 1875.
Desde Sua fundação reinaram entre os sócios do Gesangverein Concórdia e a Harmonia, resultando em reuniões festivas, concertos, corais e reuniões dançantes.
Concórdia era simbolo de união de vontade que resulta paz e harmonia.
Harmonia significava sucessão de acordes ou sons agradáveis.
Os mais antigos contam que o Concórdia surgiu na época em que imperavam as valsas, polcas e mazurcas. Por isso, virou tradição a realização de bailes, principalmente o de Veteranos. No início dessas promoções, os bailes da Velha guarda eram animados pela Banda do Benito Lima. Depois pela Orquestra do Nono. Outras foram se sucedendo e hoje são várias, dependendo do gosto da moda na época.

O clube foi crescendo, suas atividades aumentaram e seu nome ganhando prestigio. Com a II guerra mundial, em 1928, houve uma radical transformação na sociedade, passando a denominar-se Clube Concórdia. Acabava ali a etapa tipicamente alemã e o início da fase brasileira, qie perdura até hoje. A história conta que a Harmonia deixou o Concórdia em 1939, quando o presidente era o Prof. Ernesto Manoel Zink, a quem coube a missão de transferir a administração do Clube ao controle dos brasileiros.
O sonho da sede de campo começõus há mais de 60 anos, quando foi adiquirida a área de 60 mil metros quadrados na estrada Campinas-Sousas, antiga propriedade da família Texeira Penteado. Aos poucos as obras foram realizadas, ampliando o patrimônio do Clube.

Fundadores
Os fundadores do Gesangverein foram os alemães Christiano Tanck, Theodoro Yahn, Carlos Keisel, Francisco Frug, Luiz Schreiner, Frederico Menzen, Enax, Zeigleder, Bruennong, Stern, Douscher, Scheibel, Hempel, Spielmann, Wagner e Franck, totalizando 16 pessoas

Diretoria executiva

Veja os nomes dos atuais diretores e conselheiros

Imagens do clube

Fotos feitas pelos nossos associados

SECRETARIA
2ª Feira – FECHADA
3ª a 6ª feira -  14h30 às 21h30h
Sábado, Domingo e Feriados: 08h às 16h

Entre em contato: 19 3258.2633

Clique no botão abaixo e acesse 2ª via do boleto

© 2024 16Dezoito Todos os direitos reservados.