HISTÓRIA DO CLUBE

Há mais de 1 século, precisamente no lindo dia 17 de Maio de 1870, cinco jovens descendentes de origem Alemã, reuniram-se com a finalidade de fundar, em Campinas, uma sociedade onde pudessem, além de exercer a pratica esportiva e social, divulgar e cultivar o canto  com a criação de um coral. O Coral do Gesangverain, no original do nosso querido Clube Concórdia.

Apoiado pela colônia alemã, o clube prosperou e obteve a grande fama da época, principalmente pela atuação de seu famoso coral, que era sempre convidado a participar de importantes eventos, como na solenidade em homenagem ao imperador do Brasil, D. Pedro II, quando visitou Campinas em 1875.

A partir da II Guerra Mundial, houve uma radical transformação na vida da sociedade, e a instituição passou a denominar-se CLUBE CONCÓRDIA, iniciando a fase brasileira que perdura até os dias de hoje.

Por não possuir sede própria, os integrantes da Diretoria reuniam-se em restaurantes e em residências de seus diretores, até que, em 15 de Janeiro de 1938, o clube adquiriu o local onde seria construído sua primeira sede própria. Local, na época, privilegiado em Campinas, Av. Dr. Moraes Sales esquina com Rua José de Alencar, ao lado do mais famoso viaduto.

Neste local, construiu sua primeira sede social e passou a promover os tradicionais eventos sociais com apresentação do coral e de grandes shows.

No inicio da década de 60, devido ao elevado volume de associados, a Diretoria liderada pelo ilustre Presidente Simão Von Zuben, decidiu demolir a sede social, que para o clube já se tornara pequena, e construir no local, a sede de Mármore, assim denominada na época.

Com a nova sede social, o Clube ganhou ainda maior projeção, apresentando shows com quase todos os artistas famosos da época.

O clube ganhou maior expressão em Campinas, aumentou o contingente de associados e consequentemente o seu patrimônio.

Também na parte esportiva, o clube sempre obteve grande destaque, principalmente no Futebol de Campo e Judô.

Para atender as necessidades esportivas e lazer, em meados da década de 60, precisamente em 14 de Outubro de 1966, o clube adquiriu uma gleba de terra, 2,5 (dois e meio) alqueires, situada à 6 kilometros do centro de Campinas, na Rodovia Heitor Penteado, que liga o Centro de Campinas ao distrito de Souzas, região nobre.

Neste local, passou a construir sua sede de campo, local privilegiado para a pratica do esporte e lazer de seus associados.

Grandes obras foram construídas no local, como as piscinas suspensas, campos de futebol, restaurante, cantinas, entre outras, porem a maior delas, sem duvida alguma foi o Ginásio Poli-esportivo, com capacidade para 6.000 pessoas.

A obra do Ginásio inicio-se em 1992, e encontra-se em fase final de acabamento.

Em 1998, devido à dificuldades de aproveitamento da sede social, com relação à estacionamento e principalmente à segurança aos associados em dias de eventos, a Diretoria decidiu transferir todas as atividades para a sede de campo, passando a alugar o imóvel de sede social, que perdura ate os dias atuais.

De 1870 até os dias atuais, passaram pelo Clube, como Presidente da Diretoria Executiva, pessoas de grande importância para a sociedade campineira, que deixaram, na memória do clube, gravado seus nomes:

Ex-Presidentes já falecidos

• Roberto Falsetti             2013  a  2016

Atual Presidente

• Marco Antônio Curcio             2016  a  2019

Existe no Clube, sob a responsabilidade do Departamento Cultural, grande acervo e documentação, disponível à todos os interessados a conhecer um pouco mais de nossa história.

HINO DO CLUBE

Download do Hino do Clube tamanho - 4.1 MB